UFRB abre 2.720 vagas para o Sisu 2024 em 55 cursos

Este ano o Sisu será simplificado, com apenas uma etapa de inscrição realizada de 22 a 25 de janeiro.

Publicado em 03/01/2024 - às 15:47
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está oferecendo um total de 2.720 vagas para diversos cursos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. Desse montante, 1.075 vagas são destinadas à ampla concorrência e 1.645 são reservadas para cotistas. As oportunidades abrangem cursos de graduação nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Neste ano, o Sisu passa por mudanças significativas. Os interessados em ingressar na UFRB podem se candidatar às vagas desde que tenham participado do Enem 2023 e não tenham anulado a prova de redação. As aulas do primeiro semestre começarão em 04 de março, enquanto o segundo semestre tem início em 19 de agosto, conforme o Termo de Adesão assinado pela UFRB.

O processo do Sisu em 2024 será simplificado, com apenas uma etapa de inscrição realizada de 22 a 25 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A divulgação dos resultados da chamada regular está prevista para 30 de janeiro. Para os cursos com início das aulas no segundo semestre, as vagas serão preenchidas conforme a classificação dos candidatos no Enem, sem a possibilidade de escolha do semestre. Os aprovados devem efetuar a matrícula no prazo indicado no edital.

A seleção para o Sisu deve ser feita com base no desempenho dos candidatos no Enem, priorizando inicialmente a ampla concorrência e, em seguida, as cotas que incluem grupos como Pretos, Pardos e Indígenas (PPI1 e PPI2), Quilombolas (Q1 e Q2), Pessoa com Deficiência (PCD1 e PCD2) e Escola Pública (EP1 e EP2). Novidades deste ano incluem vagas específicas para Pessoas com Deficiência e Quilombolas, atualizações na Lei de Cotas com redução da renda familiar para candidatos de baixa renda. Importante destacar a eliminação das antigas modalidades L1D, L2D, L3D e L4D neste processo seletivo.

Confira o Edital.

Confira o Quadro de Vagas Ofertadas no SISU/UFRB 2024.

Saiba mais sobre os cursos de graduação da UFRB.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram