Prefeita assina contrato com empresas vencedoras de licitação do transporte coletivo
Processo foi iniciado em fevereiro deste ano e concluído no final do mês passado.
Na manhã desta segunda-feira (9), a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) formalizou o contrato com as empresas Viação Rosa e Viação Atlântico, que foram as vencedoras do processo licitatório para o serviço de transporte público coletivo urbano. Esse processo teve início no final de fevereiro deste ano e foi concluído no final de setembro.
Embora o valor da tarifa esteja desatualizado, o Governo Municipal optou por manter a tarifa em R$ 3,80 desde 2018, entendendo que a continuidade da prestação desse serviço de transporte público coletivo urbano é um direito da população. A Prefeitura assumirá a responsabilidade de cobrir a diferença entre a tarifa pública (R$ 3,80) e a tarifa de remuneração (custo real por passageiro para o sistema).
“Assumimos o compromisso de fazer essa licitação, porém, antes, recuperamos o sistema, que estava falido com a pandemia, dando desconto, renovando a frota. Para isso temos que ter coragem. E hoje finalizamos o processo com a assinatura dos contratos. Acreditamos na melhoria do sistema municipal. Temos muitos projetos e vamos melhorando passo a passo”, declarou a Prefeita.
Além disso, o contrato estabelece que, após o primeiro ano de vigência, a idade média da frota não poderá exceder cinco anos. As isenções de tarifa para todos os cidadãos com direito a elas também serão mantidas.
O sistema de transporte público atende aproximadamente 90 mil passageiros diariamente, e as medidas adotadas com o novo contrato têm como objetivo aprimorar ainda mais a capacidade de atender a essa demanda dos habitantes de Vitória da Conquista.