Prefeitura inicia campanha contra assédio e violência contra mulheres em ônibus da cidade
A proposta é capacitar motoristas e cobradores, para que não reproduzam e não se omitam diante de casos envolvendo assédio sexual e agressões físicas ou morais.
A Prefeitura iniciou uma campanha de conscientização sobre assédio e violência contra a mulher nos ônibus. A iniciativa faz parte do Mês da Mulher e tem participação das secretarias responsáveis pelo transporte e políticas públicas para mulheres, além das empresas que prestam o serviço de transporte coletivo na cidade.
A proposta é capacitar motoristas e cobradores, para que não reproduzam e não se omitam diante de casos envolvendo assédio sexual e agressões físicas ou morais. Como parte da ação sera afixados cartazes dentro dos veículos divulgando os serviços do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav).
Em reunião entre representantes da Prefeitura e das empresas de ônibus, ficou definido que, no início de abril, todos os motoristas e cobradores que trabalham no transporte público urbano de Vitória da Conquista receberão capacitação sobre o que é violência contra mulher, a importância do enfrentamento a esse tipo de crime e sobre o serviço especializado do Crav, para atender mulheres em situação de violência de gênero.
“A ideia também é utilizar os ônibus como meios de comunicação, porque o transporte público vai em territórios que às vezes o nosso serviço não consegue chegar. Então aquela mulher que mora em bairro distante e utiliza transporte público, vai ver no cartaz que o serviço existe, ela vai ter conhecimento e vai poder buscar ajuda”, explicou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Dayana Andrade.