Vitória da Conquista intensifica ações do Dezembro Vermelho para prevenção ao HIV/Aids
Campanha promove testagem, educação em saúde e conscientização sobre o uso do preservativo em todas as relações.
Vitória da Conquista realiza, durante todo o mês de dezembro, ações de prevenção e conscientização sobre o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio da campanha Dezembro Vermelho.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelo Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), busca estimular o diagnóstico precoce, incentivar o uso do preservativo e garantir a adesão à Terapia Antirretroviral (Tarv) para pessoas já diagnosticadas.
As atividades incluem testagem intensificada na unidade e em ações externas, educação permanente com profissionais de saúde das unidades prisionais, CAPS AD, consultório na rua, hospitais públicos e privados, maternidades e atenção básica. Também haverá foco em populações vulneráveis, como profissionais do sexo, usuários de drogas, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade.
O Dezembro Vermelho reforça ainda as metas do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visam, até 2030, diagnosticar 95% das pessoas vivendo com HIV, tratar 95% delas e zerar a carga viral de 95% dos pacientes, contribuindo para a redução da transmissão e melhoria da qualidade de vida.
Em Vitória da Conquista, o diagnóstico de HIV segue constante: 197 casos foram registrados em 2024 e, de janeiro a outubro de 2025, 171 casos já foram confirmados. No mesmo período, foram registrados 12 óbitos relacionados à doença, ante 18 em 2024.
Confira a programação do Dezembro Vermelho em Vitória da Conquista:
- 01/12/25 – Dia D de combate ao HIV, Praça Nove de Novembro, das 8h30 às 14h
- 01/12/25 – Roda de conversa, Ufba, à noite
- 01 a 05/12/25 – Intensificação de testagem, Caav, das 8h às 11h e 13h30 às 16h
- 08 e 11/12/25 – Educação permanente com profissionais da atenção básica, unidades prisionais e consultório na rua, Auditório da OAB, manhã e tarde