Vitória da Conquista é alvo de operação da PF contra associação criminosa especializada em fraudes bancárias
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, medidas cautelares e um mandado de prisão preventiva em Vitória da Conquista e Salvador.
Nesta quinta-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a Operação Worms 2 – “Não Seja um Laranja”, que cumpriu mandados de busca e apreensão e medidas cautelares em Vitória da Conquista e Salvador. A ação teve com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em fraudes bancárias, furto qualificado, estelionato majorado e lavagem de dinheiro.
De acordo com as investigações, o grupo utilizava contas de terceiros, conhecidos como “laranjas” para movimentar valores ilícitos provenientes de golpes contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições financeiras.
A ação contou com o apoio da Justiça Federal e faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, iniciativa que conta com a cooperação entre órgãos de segurança, bancos e instituições financeiras no combate às fraudes eletrônicas.
As investigações, iniciadas a partir das operações Worms e Não Seja Um Laranja, deflagradas em 2022, identificaram que o grupo possuía um esquema de lavagem de dinheiro, utilizando instituições de pagamento, plataformas de apostas online e criptoativos para ocultar a origem do dinheiro.
Relatórios de inteligência financeira indicam movimentações superiores a R$ 6,9 milhões entre 2023 e 2024. Parte dos recursos, segundo a PF, pode ter ligação com o tráfico de drogas, o que amplia o alcance das investigações.
Além das diligências, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros dos suspeitos, com o objetivo de enfraquecer a estrutura financeira da organização criminosa.