Quadrilha suspeita de movimentar R$ 30 milhões com venda de cobre roubado é alvo de operação em Vitória da Conquista
Mandados foram cumpridos simultaneamente na Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro; empresa local é investigada por receptação e lavagem de dinheiro.
Na última quarta-feira (12), a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma empresa acusada de comprar fios de cobre roubados para revender.
O estabelecimento, localizado em Vitória da Conquista, foi alvo da Operação Cyprium, coordenada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que atua em conjunto com o Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).
De acordo com as informações, a ação ilegal faz parte das atividades de uma possível organização criminosa com atuação interestadual, que furta e recepciona grandes quantidades de cabos de cobre de lojas do ramo de energia e telecomunicações.
Segundo investigações iniciadas no município de Juiz de Fora (MG), o grupo criminoso operava seguindo uma divisão de tarefas, conseguindo movimentar grandes quantias de dinheiro com o comércio e o tráfico de metal, gerando prejuízos milionários às empresas alvo dos ataques.
As comercializações teriam movimentado cerca de R$30 milhões.
As autoridades expediram nove mandados de prisão e 24 de busca e apreensão, executados de forma simultânea nos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O objetivo da operação é enfraquecer o setor financeiro e logístico da quadrilha, causando danos à receptação, reciclagem e revenda do material furtado.
Em Vitória da Conquista, foram encontrados documentos, celulares e computadores que estão sob análise da perícia. A investigação aponta que a empresa teria comprado grandes quantidades de cobre roubado, ajudando o grupo criminoso a movimentar e “legalizar” o material, prática usada para a lavagem de dinheiro obtido com os crimes.