Audiência pública reforça luta da comunidade surda por inclusão e acessibilidade em Vitória da Conquista
Encontro na Câmara reforçou a necessidade de acessibilidade, valorização da Libras e inclusão em todos os espaços da cidade.
O Dia Nacional do Surdo foi marcado, em Vitória da Conquista, por uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (26) na Câmara Municipal. Mais do que uma celebração, o encontro evidenciou os desafios enfrentados pela comunidade surda e reforçou a necessidade de políticas públicas de inclusão.
Entre as principais demandas apresentadas estiveram a falta de intérpretes em serviços essenciais, como saúde e educação, e a urgência em formar novos profissionais para garantir atendimento adequado. Também foi destacada a importância da educação bilíngue e da valorização da Libras como língua natural da comunidade surda, assegurando respeito à identidade cultural e linguística.
Os participantes lembraram ainda que, apesar de avanços recentes, como a presença de intérpretes em eventos culturais da cidade, a acessibilidade ainda não é realidade cotidiana. O Setembro Azul, período de mobilização e visibilidade, foi citado como símbolo da resistência e da identidade surda, mas a luta por direitos foi apontada como tarefa permanente.
O encontro reuniu autoridades, instituições parceiras e representantes da comunidade surda, que defenderam a criação de medidas efetivas para garantir atendimento igualitário, acesso à cultura, à educação e valorização profissional.