Vitória da Conquista tem situação de emergência reconhecida por estiagem prolongada
A medida autoriza o município a solicitar recursos federais para ações de defesa civil.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em Vitória da Conquista por causa da estiagem prolongada. A medida, publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (19), autoriza o município a solicitar recursos federais para ações de defesa civil.
As ações contam com a distribuição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e recuperação de áreas afetadas. Além disso, o município pode pedir ajuda humanitária e parcerias para recuperar reservatórios de água e açudes.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o reconhecimento é resultado de um processo que envolve decretos publicados pela Prefeitura, homologação estadual e validação federal. O último decreto municipal foi emitido no dia 9 de setembro.
Equipes da Defesa Civil e da Coordenação de Proteção seguem em campo avaliando as necessidades das comunidades rurais e urbanas. A Prefeitura também busca ampliar a Operação Carro-Pipa, realizada em parceria com o Exército, para incluir mais localidades, reativar cartões suspensos e aumentar a frota de veículos.