continua após a publicidade

Audiência pública discute revitalização do Centro Comercial de Vitória da Conquista

Encontro realizado na última terça-feira (16) apresentou propostas voltadas para sustentabilidade, segurança e preservação do patrimônio histórico.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 17/09/2025 - às 15:13
Foti: PMVC.

Na última terça-feira (16), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma audiência pública para debater a revitalização e modernização do Centro Comercial da cidade, onde foram apresentados projetos e demandas voltados para a sustentabilidade, segurança e preservação do patrimônio histórico.

O encontro, proposto pelo vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB), contou com a presença do prefeito em exercício, Aloisio Alan, e dos secretários municipais Jackson Yoshiura (Infraestrutura Urbana) e Eugênio Avelino Xangai (Cultura).

Também participaram representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Polícia Militar, do SEBRAE, e Thiago Pedroso, representante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

O vice-prefeito, Aloisio Alan, destacou a preocupação da Prefeitura e a importância de garantir um crescimento urbano sustentável e acessível. “Nós precisamos estar atentos à modernidade para, com estudos e projetos, requalificar, recuperar o Centro da cidade, criar atrativos para trazer mais pessoas. Isso envolve segurança pública, iluminação, gestão pública, para que a gente possa ter um Centro vivo e forte”, disse.

Jackson Yoshiura apresentou o projeto de Desenvolvimento Urbano Integrado da Secretaria de Infraestrutura Urbana (SEINFRA), selecionado pelo Programa Nacional de Capacitação das Cidades, com apoio do governo alemão. A proposta inclui melhorias no Centro e na área ambiental do Rio Verruga, além de incentivo à construção de moradias.

Já o secretário municipal de Cultura, Eugênio Xangai, ressaltou a necessidade de mais investimentos em espaços culturais para movimentar a região à noite. O comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, reforçou que Vitória da Conquista é considerada a cidade mais segura da Bahia e destacou a iminente criação da Secretaria de Segurança Pública Municipal.

O presidente da CDL, Márcio Pedro Costa, lembrou que o comércio do Centro responde por grande parte das cerca de 12 mil empresas do varejo local e recebe quase 2 milhões de visitantes por mês. Para ele, a modernização é essencial para melhorar o atendimento ao grande fluxo de pessoas e para a geração de empregos na cidade.

O professor Thiago Pedroso, representante da FAINOR, defendeu que a revitalização seja feita com respeito à história do município. “Modernizar não é apagar o passado, porque o Centro é uma síntese da cultura e da identidade conquistense. Precisamos de intervenções que respeitem o nosso patrimônio histórico, garantindo que as próximas gerações possam reconhecer no Centro a memória viva da cidade. Acredito que a revitalização deve estar apoiada em três pilares: a valorização dos pedestres, a mobilidade e a preservação do patrimônio histórico e da cultura existente”, afirmou.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!