continua após a publicidade

Semma inicia transplantio de árvores apreendidas pela PRF em Vitória da Conquista

Entre as espécies estão a Ceiba speciosa e a Ceiba glaziovii, conhecidas pelo tronco que armazena água.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 11/09/2025 - às 15:39
Foto: PMVC.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Vitória da Conquista prepara uma operação de transplantio para tentar salvar sete árvores da família das Malvaceae que foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma ação na BR-116.

Entre as espécies estão a Ceiba speciosa (Paineira-rosa) e a Ceiba glaziovii (Paineira-branca), conhecidas como paineira-barriguda ou baobá brasileiro, conhecidas pelo tronco que armazena água, lembrando uma barriga.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, as árvores apreendidas tinham como destino a cidade de Dona Euzébia, em Minas Gerais, onde elas seriam cultivadas em um viveiro e comercializadas em todo o Brasil.

Uma árvore pequena dessa espécie pode chegar a custar R$ 18 mil. A apreensão ocorreu em Vitória da Conquista, no dia 29 de agosto. “Elas são muito caras, mas as pessoas não entendem que isso é crime ambiental gravíssimo, inafiançável”, destacou a secretária.

A equipe da Semma dará início, nesta quinta-feira (11), à abertura dos berços (covas) na Lagoa das Bateias para adubação. Na sexta-feira (12), com auxílio de máquinas, será realizado o transplantio das árvores gigantes. O passo seguinte envolve os tratos culturais, como irrigação e adubação, numa tentativa de garantir a sobrevivência dessas árvores.

“A nossa expectativa é salvar essas árvores, mas há uma chance muito alta de elas não sobreviverem. Como elas foram apreendidas em Conquista, ficam retidas aqui na cidade, e nós vamos fazer de tudo para que elas continuem vivas”, afirmou Ana Cláudia Passos.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!