Mais de 2.600 casos suspeitos de dengue já foram registrados em Vitória da Conquista neste ano
Mesmo com queda nas notificações recentes, número de inconclusivos e casos em investigação ainda é alto na cidade.

Mesmo com a redução no número de notificações nesta semana, Vitória da Conquista já ultrapassa 2.600 casos suspeitos de dengue em 2025. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 6 e 12 de julho, foram 41 registros da doença, com uma pessoa hospitalizada com suspeita. Não houve casos de chikungunya ou zika no período.
Ao todo, o município soma 2.656 notificações de dengue neste ano, das quais 364 foram confirmadas e 530 descartadas. Outros 1.482 casos permanecem inconclusivos e 280 ainda estão em investigação. Em relação às outras arboviroses, foram registrados 98 casos suspeitos de chikungunya e cinco de zika, com seis confirmações de chikungunya e uma de zika.
A Secretaria informou que houve exclusão de notificações duplicadas após revisão dos dados realizada no dia 16 de julho, o que pode justificar variações no total de casos de uma semana para outra. A pasta ainda destaca que o boletim epidemiológico está sujeito a alterações por fatores como instabilidade nos sistemas, prazo de envio das notificações e ações de busca ativa.
A vacina contra a dengue segue disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue, depois dos idosos, público que ainda não tem autorização da Anvisa para receber o imunizante.
Confira o boletim completo da semana:
