Buracos e falta de sinalização causam acidentes na BR-415, entre Vitória da Conquista e Barra do Choça
Mesmo com promessa de restauração assinada em 2024, as obras não foram realizadas; buracos e falta de sinalização seguem provocando acidentes no trecho.
O trecho da BR-415, entre Vitória da Conquista e Barra do Choça, tem sido um cenário constante de acidentes causados por buracos, falta de sinalização, iluminação precária e ausência de acostamento. A situação se agrava durante a noite quando a visibilidade fica comprometida.
De acordo com uma reportagem do Bahia Meio Dia, no último fim de semana, um motociclista perdeu o controle da moto ao desviar de um buraco e caiu no matagal ao tentar acessar o acostamento. Segundo moradores, esse tipo de acidente tem sido frequente.
Incomodados com a insegurança e com o número de acidentes, moradores de condomínios próximos à rodovia têm feito uma manutenção improvisada, tapando buracos com terra. A região conta com pelo menos 20 condomínios habitados e em crescimento, além de acesso a vários povoados sinalizados e não sinalizados.
Em abril de 2024, o Governo da Bahia assinou uma Ordem de Serviço para restauração e pavimentação de mais de 30 km da BR-415, com investimento previsto de R$ 37,4 milhões. A obra tinha conclusão prometida para maio de 2025, mas ainda não foi iniciada.
Tatiane, atendente de uma lanchonete no Povoado da Estiva, relata que o cenário é ainda pior à noite. “É muito acidente. Falta sinalização, o asfalto está cheio de buracos e tem animais na pista. Algumas vezes a gente tem que sair daqui já escuro, e é pior, porque não tem acostamento. À noite, com neblina, aí realmente é a combinação perfeita para acidentes”, disse, em entrevista à TV Sudoeste.
Com o crescimento urbano e territorial de Vitória da Conquista, o fluxo na rodovia tem aumentado, e os moradores cobram ações imediatas das autoridades. A Prefeitura de Vitória da Conquista afirmou que o trecho é de responsabilidade do Governo do Estado.
“A sensação é de abandono por parte dos responsáveis, o estado, o município, quem quer que seja, não faz a parte deles”, destacou um morador. Em nota, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou que uma manutenção emergencial está sendo preparada e deve começar até o fim desta semana.