continua após a publicidade

Ensino integral avança em Vitória da Conquista e melhora resultados no IDEB

Vitória da Conquista amplia ensino integral e destaca a importância da participação familiar no sucesso educacional dos alunos.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 07/05/2025 - às 17:44

De acordo com uma reportagem do BATV, as escolas estaduais de Vitória da Conquista que adotaram o modelo de ensino integral vêm registrando avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

No Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, o ensino integral foi implementado em 2017 e já apresenta resultados positivos: o IDEB da unidade subiu de 4,7 para 4,9. Um dos objetivos é que os alunos ganhem mais preparo para o vestibular, para o Enem e para a vida.

“Perceber que a gente pode possibilitar que esses alunos possam avançar, possam entrar na universidade, possam ter uma formação para ser melhores cidadãos, me deixa muito feliz. Eu acho que esse é o meu papel como educador no país”, ressalta um dos professores.

Hoje, mais de 700 estudantes frequentam a escola, vindos não só de Vitória da Conquista, mas também de outras cidades da Bahia e até do Norte de Minas Gerais. O ensino integral tem incentivado maior participação dos alunos em projetos e atividades inovadoras, como empreendedorismo, linguagens diversas e outras práticas que ampliam sua visão de mundo.

No Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima, o cenário é semelhante. A escola implantou o tempo integral há dois anos e atualmente atende cerca de mil estudantes.

No ensino médio da rede estadual, o percentual de matrículas em jornada ampliada apresentou um aumento significativo, passando de 8,6% em 2022 para 20,9% em 2024, segundo o Censo Escolar. Em Vitória da Conquista, este ano, 3.589 estudantes foram matriculados no ensino integral, um aumento de 81% de acordo com dados da Secretaria de Educação da Bahia.

Esse crescimento é resultado de investimentos do Governo Federal e Estadual, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade social. Na Bahia, programas como o Bolsa Presença, que oferece R$ 150 para estudantes do CadÚnico, visam garantir a permanência escolar. Além de programas de monitoria, que concede bolsas a alunos com bom desempenho para atuarem como monitores em disciplinas.

O programa Escola em Tempo Integral busca oferecer uma formação mais completa, integrando conhecimento, cidadania e inclusão social. No entanto, professores e educadores reforçam que a participação das famílias nas escolas é essencial para o sucesso dessa iniciativa.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!