Prefeitura de Vitória da Conquista amplia participação popular na construção do Plano de Arborização Urbana
Escuta Pública segue até 19 de dezembro e inclui reuniões presenciais com conselhos, entidades, sociedade civil e universidades.
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do programa “Governando com as Pessoas”, realiza até o dia 19 de dezembro a escuta pública que vai orientar a construção do Plano de Arborização Urbana. A iniciativa busca envolver moradores, servidores, entidades e universidades na definição das metas e diretrizes.
Além do questionário que reúne 22 perguntas sobre a arborização do município disponível no site do programa (clique aqui), a prefeitura também deve promover encontros presenciais para ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade.
A secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, destaca que a participação popular é fundamental para que o plano reflita as necessidades reais do território. Segundo ela, estão sendo realizadas visitas às secretarias municipais para mobilizar os servidores e, ao longo da semana, serão realizadas reuniões presenciais voltadas a entidades e representantes da sociedade civil. As universidades serão visitadas no início de dezembro.
A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, explica que o Plano de Arborização é uma ferramenta estratégica para organizar o plantio de forma correta e inteligente, considerando as espécies ideais para cada região da cidade. Ela lembra que nem toda árvore se adapta a todos os ambientes, o que funciona na Olívia Flores, por exemplo, pode não ser adequado para a Avenida Brumado.
Segundo Ana Cláudia Passos, o documento está sendo elaborado em conjunto com o Inventário Florestal da cidade, e reforça que o impacto do plano é de longo prazo. “Toda a população tem a oportunidade de participar e deve participar para colocar sua opinião, porque o plano vai ser como o PDDU, ele é um planejamento para os próximos 10, 20 anos. E as árvores vão permanecer por muito tempo. Existem espécies que vivem mais de 100 anos”, disse.
Confira a programação das reuniões
- 25 de novembro (terça-feira), ás 14h30
- Reunião realizada no Planetário Everardo Públio de Castro, com os conselhos municipais.
- 26 de novembro (quarta-feira), ás 14h30
- Reunião realizada no Planetário Everardo Públio de Castro, com entidades empresariais e maçonaria
- 27 de novembro (quinta-feira), ás 14h30
- Reunião realizada no auditório da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SMDE)