continua após a publicidade

João Gabriel, arquiteto baiano de Jequié, é citado pela segunda vez na Forbes Life Design

Aos 28 anos, o arquiteto que comanda um escritório em Vitória da Conquista vem se destacando como um dos principais nomes da nova geração da arquitetura brasileira.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 30/10/2025 - às 19:18
Foto: Reprodução.

Natural de Jequié, o arquiteto baiano João Gabriel foi apontado pela revista Forbes Life Design como um dos destaques da arquitetura nacional fora do eixo Sudeste. À frente do escritório JG+ Arquitetos, localizado em Vitória da Conquista, ele vem ganhando reconhecimento por unir inovação, identidade regional e representatividade em seus projetos.

Na reportagem, assinada por Ana Paula de Assis, João Gabriel é reconhecido por levar a arquitetura do interior da Bahia pro mundo, com mais de 130 projetos realizados dentro e fora do Brasil. Em entrevista ao site Alô Alô Bahia, o arquiteto falou sobre sua trajetória.

“Aos 28 anos perceber que o meu próprio trabalho tem poder transformador, mesmo estando no interior da Bahia, é muito importante, porque eu consigo mostrar pras outros arquitetos que vêm depois de mim, que existe forma de transformar a arquitetura, mesmo não estando nos grandes centros”, disse.

Em 2024, o arquiteto já havia sido citado pela Casa Vogue como um dos 50 nomes mais influentes da arquitetura nacional. Neste ano, participou da CASACOR Bahia, com o ambiente “Ateliê de Tebas”, inspirado na trajetória do primeiro arquiteto negro do Brasil. O espaço, montado no antigo Convento Nossa Senhora das Mercês, em Salvador, apresentou uma proposta retrô-futurista, trazendo uma reflexão sobre ancestralidade e apagamento histórico.

Ao comentar sobre o reconhecimento da Casa Vogue, o arquiteto destacou sua trajetória pessoal e profissional nas redes sociais. “Sou do interior da Bahia, Jequié, fora do eixo sudeste. Negro, gay, nordestino. Sou o primeiro da família a concluir o ensino médio e o superior. Carrego em mim muito do que não se espera, mas este ano fui além: fui tudo que eu nem imaginava ser”, afirmou.

Apesar disso, João Gabriel reconhece que a realização só virá quando mais profissionais ocuparem os mesmos espaços que ele tem alcançado. “Eu acho que o que eu faço, o que eu falo e o que eu projeto, é pra conseguir construir um caminho e pavimentar uma estrada pra que outras pessoas como eu consigam chegar aqui. Não adianta você ser CASA Vogue 50, fazer CASACOR, conseguir atingir 17 estados com o meu trabalho, fazer palestra pelo país e, no final do dia, outras pessoas não conseguirem atingir esse espaço”, destacou.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!