Vitória da Conquista recebe programa inédito de controle populacional e proteção dos animais
Lançado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o programa vai promover ações de vacinação, castração e microchipagem.
Vitória da Conquista se tornou o primeiro município da Bahia a receber um programa universitário de grande porte voltado ao controle populacional e ao bem-estar de cães e gatos.
Lançado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o apoio dos deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT), o “Programa Proteção, Defesa, Bem-Estar e Direitos dos Animais” vai promover ações de vacinação, castração e microchipagem de cerca de 3 mil animais ao longo de oito meses.
A iniciativa, que conta com um investimento de R$ 1 milhão em emendas parlamentares, será executada pela Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Além do atendimento direto aos animais, o projeto inclui atividades educativas sobre guarda responsável e prevenção de zoonoses, com foco na saúde pública.
Durante a sessão, Waldenor Pereira destacou que o município tem cerca de 40 mil cães e 20 mil gatos, sendo que 40% estão em situação de abandono, o equivalente a 16 mil cães e 8 mil gatos, segundo pesquisas.
O deputado federal também apresentou a cartilha “Proteção e Direito dos Animais”, produzida por seu mandato em parceria com a Câmara dos Deputados. Ao todo, mais de 7 mil exemplares serão distribuídos gratuitamente à população.
A sessão especial na Câmara Municipal foi proposta pela vereadora Gabriela Garrido (PSD) e reuniu parlamentares, professores, ativistas e protetores de animais. Participaram da mesa o diretor da Escola de Medicina Veterinária da UFBA, Rodrigo Bittencourt, o professor Adamas Tassinari Bonfada, os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, os ativistas Halana Andrade e Vitor Quadros, além do comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente-Coronel Paulo Araújo.