continua após a publicidade

Projeto “Mãos Solidárias Bahia” promove alfabetização de jovens e adultos em Vitória da Conquista

A iniciativa atende pessoas que enfrentam situações de vulnerabilidade, oferecendo oportunidade de aprendizado e inclusão social.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 10/10/2025 - às 17:29
Foto: Douglas Amaral.

Em Vitória da Conquista, jovens, adultos e idosos estão retomando os estudos interrompidos na infância por meio da Jornada de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos nas Periferias Urbanas, realizada pelo projeto Mãos Solidárias Bahia. A iniciativa atende pessoas que enfrentam situações de vulnerabilidade, oferecendo oportunidade de aprendizado e inclusão social.

O programa conta com turmas distribuídas em diversos bairros da cidade, integrando 175 grupos no estado da Bahia, incluindo Salvador e Feira de Santana, com o objetivo de alfabetizar quatro mil pessoas até dezembro.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância da iniciativa. “A educação transforma realidades e devolve esperança. Cada sala de aula aberta é um passo a mais para garantir dignidade e oportunidades para quem mais precisa”, disse.

O coordenador estadual do Mãos Solidárias, Leandro Santos, ressalta que a parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) garante estrutura física, mobiliário e equipamentos, permitindo que as aulas aconteçam nos próprios bairros, o que facilita o acesso.

O Mãos Solidárias Bahia segue o método cubano “Sim, eu posso”, desenvolvido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (IPLAC) e reconhecido internacionalmente pela eficácia no combate ao analfabetismo.

A Jornada de Alfabetização resulta da parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contando também com o apoio do Governo da Bahia.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!