Prefeitura de Vitória da Conquista anuncia transporte temporário para pacientes de hemodiálise em Bate-Pé
Ao todo, nove pacientes de Bate-Pé serão atendidos com essa iniciativa.
Na última segunda-feira (6), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou uma audiência para discutir a demanda de transporte sanitário dos pacientes de hemodiálise que residem no distrito de Bate-Pé.
O encontro contou com a participação de representantes do Governo Municipal e dos próprios pacientes que relataram que o transporte é uma necessidade antiga e que não têm condições de arcar com o custo das viagens até as clínicas de tratamento.
Fernanda Maron, secretária municipal de Saúde, explicou que, por não existir regulamentação para o serviço no município, é difícil direcionar recursos públicos, mas garantiu que a Prefeitura busca soluções para o problema.
Como medida temporária, será disponibilizada uma van nas terças, quintas e sábados, no segundo horário das clínicas. Ao todo, nove pacientes de Bate-Pé serão atendidos com essa iniciativa.
A prefeita Sheila Lemos reforçou que, embora não seja um serviço regulamentado, a Prefeitura tenta atender à demanda por entender a importância para a população. “Não é um serviço que o município pode arcar, uma vez que depende de recursos, disponibilidade de carro e motorista. Além disso, temos em Vitória da Conquista 57 pacientes realizando o tratamento, oriundos de diversas localidades, e não é possível atender a todos com um carro. É uma medida temporária, enquanto estudamos uma alternativa fixa e viável”, disse.
A audiência também contou com a participação do coordenador do Paac/Subprefeitura, Augusto Filho, e da assessora Daniele Silva. Na ocasião, os moradores foram informados sobre futuras entregas no distrito, incluindo o Cras e o Centro de Convivência do Idoso.