Câmara de Vitória da Conquista debate direitos e valorização da pessoa idosa em sessão especial
Vitória da Conquista tem mais de 31 mil idosos cadastrados e 402 acompanhados em serviços de convivência, reforçando a necessidade de políticas públicas permanentes.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, na quarta-feira (1°), uma Sessão Especial em alusão ao Dia Nacional e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O encontro reuniu vereadores, representantes de entidades, gestores públicos e usuários dos serviços de convivência para discutir políticas de valorização da terceira idade.
Durante a sessão, foram apresentados os principais desafios para a efetivação dos direitos da pessoa idosa, com ênfase na necessidade de garantir dignidade, cuidado e inclusão social.
Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social apontam que o município possui mais de 31 mil pessoas com mais de 60 anos inscritas no Cadastro Único e 402 acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por meio dos CRAS, CREAS e do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
O debate também destacou a importância de ampliar ações voltadas para a terceira idade, incluindo o fortalecimento de espaços de convivência, maior apoio às instituições de longa permanência e incentivo a projetos de inclusão social e cultural.
A sessão reforçou a responsabilidade conjunta entre família, comunidade e poder público, ressaltando a necessidade de políticas públicas permanentes para a população idosa de Vitória da Conquista.