Polícia Militar e Hemoba realizam campanha de doação de sangue e medula óssea na Bahia
Ação faz parte da 6ª edição da campanha “Doe uma Gota de Carinho” e visa reforçar o estoque de hemocomponentes no estado.

Promovida pela Fundação Hemoba e pela Polícia Militar da Bahia, a 6ª edição da campanha “Doe uma Gota de Carinho” incentiva policiais militares e a população a doarem sangue e a se cadastrarem como doadores de medula óssea. A ação contribui para a manutenção do estoque de hemocomponentes que atende a demanda dos hospitais do estado.
A campanha acontece em todas as unidades da Hemoba em Salvador e no interior do estado. Segundo o capitão Anderson Sampaio, oficial do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), a Polícia Militar da Bahia também mobilizará alunos dos cursos de formação.
Para doar sangue, é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar mais de 50 kg;
- Ter idade entre 16 e 69 anos.
Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, e idosos acima de 60 só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário deve seguir as seguintes orientações:
- Não estar em jejum;
- Não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores a doação;
- Não fumar nas duas horas que antecedem a coleta;
- Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior;
- Evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores;
- Apresentar um documento oficial com foto.
O cadastro de medula óssea pode ser feito na unidade móvel e nas demais unidades da Hemoba, com a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue.
Para se tornar doador, é necessário:
- Ter entre 18 e 35 anos;
- Estar em bom estado geral de saúde;
- Não apresentar doenças infecciosas, incapacitantes, neoplásicas, hematológicas ou do sistema imunológico.
Durante setembro, a unidade móvel de coleta (hemóvel) estará em Salvador e região metropolitana. Na próxima terça-feira (9), a unidade estará na Vila Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), e nos dias 29 e 30 de setembro, na Vila Policial Militar do Bonfim (Avenida Dendezeiros), com atendimento das 8h às 17h. Policiais militares e voluntários que residem ou trabalham na região poderão realizar coletas de sangue e cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
Em Vitória da Conquista, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional, localizado na Rua D, Loteamento Cristo Rei, no Bairro Felicia, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e aos sábados, das 7h30 às 11h00. No período da tarde, funciona de quarta a sexta-feira, das 13h às 15h. Mais informações pelo telefone (77) 3420-1267.
Os dados pessoais e os resultados dos testes realizados são armazenados no REDOME, coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).