Ivan Cordeiro descarta apoio a Jerônimo Rodrigues e defende “terceira via” na política da Bahia
Presidente da Câmara de Vitória da Conquista afirma que não seguirá alinhamento com o governo estadual.

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), descartou a ideia de apoiar a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2026 e reforçou a busca por alternativas políticas que vão além do atual governador e do ex-prefeito ACM Neto (União), alegando que a política baiana não pode ser resumida em apenas duas opções.
“Na Bahia, o momento político não apresenta como alternativas apenas ACM Neto e Jerônimo Rodrigues”, disse Ivan Cordeiro ao afirmar que o grupo que representa está em busca de novas lideranças que possam disputar o governo.
O vereador citou nomes como o ex-deputado federal José Carlos Aleluia e o ex-ministro João Roma, e garantiu que, caso Roma confirme sua candidatura, contará com seu apoio irrestrito.
O posicionamento do presidente da Câmara ocorre em um contexto de distanciamento do PL em Vitória da Conquista. “Não respondo mais pelo PL de Conquista. Isso é até justo, na medida em que, de fato, temos nos distanciado. Não irei apoiar nenhum candidato indicado pela cúpula do partido. Aqueles que vou apoiar não representam necessariamente a direita e muito menos o bolsonarismo”, afirmou Ivan Cordeiro.
No cenário municipal, o vereador garantiu que seguirá acompanhando as orientações da prefeita Sheila Lemos (União). Já no plano federal, mantém diálogo com o pré-candidato Carlos Muniz Filho (Sem partido), condicionando o apoio a compromissos concretos para Vitória da Conquista, especialmente no envio de emendas e investimentos.