continua após a publicidade

Pacientes denunciam superlotação e más condições de higiene no Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista

Confusão foi registrada na noite da última terça-feira (25) e terminou com acionamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 27/06/2025 - às 15:23
Foto: PMVC.

O Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista, voltou a ser alvo de denúncias por parte de pacientes e acompanhantes. Vídeos gravados na unidade mostram superlotação na sala de espera, banheiros com lixo acumulado e relatos de demora no atendimento médico, inclusive a gestantes.

Segundo uma reportagem do Bahia Meio Dia, a situação gerou revolta entre as pessoas que aguardavam atendimento, resultando na presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar no local. A presença das forças de segurança foi considerada desnecessária por alguns acompanhantes. Segundo relatos, uma gestante passou mal e chegou a desmaiar no hospital enquanto aguardava atendimento.

Uma acompanhante, que preferiu não se identificar, relatou que estava com a cunhada grávida de 40 semanas. As duas chegaram à unidade às 10h da manhã e só conseguiram atendimento quase 12 horas depois, por volta das 22h. “Toda hora chegava gente em caso de emergência, passando na frente. A gente foi ficando pra trás”, afirmou.

A equipe de reportagem da TV Sudoeste esteve no hospital e relatou que o movimento estava tranquilo, com uma viatura da Guarda Municipal fazendo patrulhamento na região. Apesar disso, denúncias de demora nos atendimentos e estrutura precária no Esaú Matos têm sido recorrentes nos últimos meses.

Em nota, a direção do hospital informou que a situação foi “pontual” e afirmou que a presença da Guarda e da PM foi solicitada após um suposto desacato cometido por uma paciente que teria se recusado a aguardar o resultado de um exame. A Polícia Militar, por sua vez, informou, também em nota, que foi acionada para conter manifestações por demora no atendimento, mas que a Guarda Municipal já estava no local e não precisou intervir.

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) para entender o que tem sido feito para auxiliar a unidade. A Sesab destacou investimentos recentes no hospital, como a entrega de equipamentos para o Centro de Parto Natural e uma nova ambulância destinada ao atendimento materno-infantil no município.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!