Artista conquistense terá sua história contada em longa-metragem filmado na Bahia
Longa-metragem dirigido por Patricia Moreira contará a trajetória da artista Madalena dos Santos Reinbolt.
A artista visual Madalena dos Santos Reinbolt, natural de Vitória da Conquista, será homenageada com um longa-metragem que contará sua história de vida. O filme “Cabeça Cheia de Planetas”, dirigido e roteirizado por Patricia Moreira, tem estreia prevista para 2027.
O longa narra a trajetória da artista, mulher negra e autodidata, cuja vida aborda temas como memória, classe, raça e arte. A produção conta com o apoio do Edital Ruth de Souza – BNDES/Ancine/MinC e foi premiada no Panorama Internacional Coisa de Cinema, em 2024, com o Paradiso Panlab de melhor roteiro.
Madalena Reinbolt, nascida em 1912, trabalhou grande parte da vida como empregada doméstica e só conquistou reconhecimento artístico após sua morte, em 1976. Sua obra, composta principalmente por “quadros de lã”, ganhou destaque internacional com exposições em museus renomados, como o American Folk Art Museum, em 2025, em Nova York, e na Bienal de Veneza, em 1978, através da crítica de arte Lélia Coelho Frota.
As filmagens estão previstas para ocorrer entre setembro de 2025 e janeiro de 2026, em diversas locações na Bahia, incluindo Vitória da Conquista, a Região Metropolitana de Salvador e a Chapada Diamantina.
As inscrições para seleção do elenco, que busca atores e atrizes para papéis principais e de apoio, incluindo vagas para crianças negras e adultos negros e brancos de várias faixas etárias, estão abertas até 1º de junho e podem ser feitas através deste link (clique para conferir).