Oposição do governo estadual conquista maioria das prefeituras nas maiores cidades da Bahia
Vitória da Conquista está entre os municípios, onde Sheila Lemos conseguiu 58,83% dos votos.
A oposição do governo da Bahia conquistou a maioria das 20 maiores cidades do estado nas eleições municipais de 2024. O grupo político liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), venceu em 13 municípios.
Por outro lado, as legendas aliadas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) elegeram prefeitos em seis cidades. A diferença ainda pode ser ampliada: Flávio Matos (União Brasil) e Luiz Caetano (PT) disputarão o segundo turno em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
Esses 20 municípios representam 40% do eleitorado baiano, com 4,55 milhões de eleitores. Por essa razão, administrar a maior parte deles é essencial para a disputa pelo governo estadual.
O grupo liderado por ACM Neto saiu vitorioso nos três principais colégios eleitorais da Bahia, elegendo os prefeitos Bruno Reis e José Ronaldo Salvador e em Feira de Santana, respectivamente.
Em Vitória da Conquista, Sheila Lemos também recebeu a maioria dos votos, mas sua candidatura aguarda análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na “Princesinha do Sertão”, Zé Ronaldo venceu Zé Neto (PT) e assumirá o comando da cidade pela quinta vez, com 50,32% dos votos.
Em segundo lugar ficou Zé Neto com 46,73%, enquanto Carlos Medeiros (Novo) obteve 2,95% dos votos. O União Brasil também venceu nas disputas diretas entre o partido e o PT nas 20 maiores cidades.
Em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, Débora Regis (União Brasil) venceu Antônio Rosalvo (PT), com 59,61% dos votos. Em Ilhéus, no sul baiano, Valderico Júnior (União Brasil) venceu com 43,24% dos votos.
Já em Barreiras, no oeste, Otoniel (União Brasil) obteve 38,88% dos votos e derrotou seus adversários Danilo Henrique (PP), Davi Schmidt (Novo) e Tito (PT). Em Itabuna, no sul, Augusto Castro (PSD) foi reeleito com 58,95% dos votos.
No Vale São Franciscano do estado, Andrei da Caixa (MDB) foi eleito em Juazeiro com 48,85% dos votos. A atual prefeita, Suzana Ramos (PSDB) ficou em segundo lugar, com 45,47%.
No nordeste baiano, em Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD) foi eleito com 50,09% dos votos. O ex-prefeito Paulo Cezar (União Brasil) ficou em segundo lugar na disputa com 44,92% dos votos.
Já em Eunápolis, sul da Bahia, Robério Oliveira (PSD) conquistou a vitória com 49,68% dos votos. O segundo colocado, Neto Guerrieri (Avante), obteve 46,30% dos votos.
A base de Jerônimo Rodrigues, governador do estado, conseguiu eleger prefeitos em Paulo Afonso, no Vale São Franciscano, e em Valença, no sul do estado. Em Paulo Afonso, Mário Galinho (PSD) foi o mais votado com 50,19%, enquanto Marcos Medrado (PV) conquistou a prefeitura de Valença com 30,17%.
Em todo o estado, o União Brasil conquistou oito das 20 maiores cidades da Bahia, com quatro municípios comandados pelo PSD. Avante, PSDB e PP conquistaram, cada um, dois municípios, e o PT ficará sem comandar nenhum desses municípios caso não conquiste a vitória no segundo turno em Camaçari.
Entre as maiores cidades, nove prefeitos foram reeleitos. Entre eles, oito são aliados de ACM Neto. Estes são:
- Bruno Reis (União Brasil) foi reeleito em Salvador, com 78,67% dos votos;
- Sheila Lemos (União Brasil) recebeu, em Vitória da Conquista, 58,83% dos votos;
- Zé Cocá (PP) foi reeleito em Jequié com 91,97%, o maior percentual entre as 20 maiores cidades da Bahia;
- Nal Azevedo (Avante) foi reeleito em Guanambi com 80,46%;
- Janio Natal (PL) foi reeleito em Porto Seguro, com 53,94% dos votos;
- Dr. Marcelo Belitardo (União Brasil) foi reeleito em Teixeira de Freitas com 64,27%;
- Genival (PSDB) foi reeleito em Santo Antonio de Jesus com 64,23%;
- Junior Marabá (PP) foi reeleito em Luís Eduardo Magalhães com 83,52% dos votos.
O único representante da base do governador Jerônimo Rodrigues a conseguir a reeleição foi Augusto Castro (PSD) em Itabuna (sul), com 58,95%. Em Eunápolis, Cordélia Torres (União Brasil) decidiu não disputar a reeleição.