Vereador é denunciado por distribuição de calendários em Vitória da Conquista
O partido União Brasil teria feito acusações contra Alexandre Xandó e o pré-candidato a prefeito Waldenor Pereira.
Nesta segunda-feira (26), a Justiça Eleitoral analisou uma denúncia feita pelo partido União Brasil, representado pelo advogado Ademir Ismerin Medina, contra o pré-candidato a vereador Alexandre Xandó e o pré-candidato a prefeito Waldenor Pereira, do PT.
De acordo com informações apuradas pelo jornalista Antonio Sena, o juiz Wander Cleuber acolheu parcialmente a denúncia que dizia respeito à possível campanha antecipada, alegando que ambos distribuíram calendários anuais com suas fotos e divulgaram suas campanhas políticas.
Segundo a decisão, Xandó pode ter ultrapassado os limites da pré-campanha, utilizando expedientes não permitidos antes do período oficial de campanha eleitoral, conforme estabelece a legislação.
O juiz determinou que Xandó remova as publicações de suas redes sociais e interrompa a distribuição dos calendários mencionados. No entanto, a solicitação de apreensão do material foi negada. A multa pelo descumprimento da ordem é de R$ 10 mil.
Os envolvidos têm dois dias para apresentar defesa contra a decisão. Esta é a segunda ação movida pelo União Brasil contra pré-candidatos do PT. A primeira, contra Waldenor Pereira, foi indeferida pela Justiça Eleitoral.